Nas costas da Igreja e em frente à escola primária, naquele que já foi o grande centro da pequena aldeia de Açoreira está situada, a “Casa do Ti Latoeiro” construída por volta de 1920.
Nesta casa centenária viveu o Ti Júlio Latoeiro juntamente com os sogros (como era costume na altura), respeitado agricultor (iniciou a cultura do amendoal, olival e vinha) e um exímio contador de histórias.
Na inexistência de televisão ou nas poucas opções de programas televisivos e rádio, nas noites quentes de verão as pessoas da aldeia sentavam-se nas escadas da entrada da casa a ouvir as histórias do Ti Júlio Latoeiro, uma forma de passar a noite em convívio animado.
Restaurada recentemente para Turismo de habitação em espaço rural, esta casa pertence agora à empresa Tapado do Mourinho (empresa agrícola e agroindustrial criada pelo genro e filha do Ti Júlio Latoeiro).
O espaço é funcional, moderno e bem decorado. A casa é bastante confortável e adequada ao calor e frio porque está equipada com ar condicionado.
A “Casa do Ti Latoeiro” pretende receber todos aqueles que a queiram visitar, sejam nacionais ou estrangeiros que gostem de viver e contar histórias, podendo eles apreciar a beleza de uma casa esquecida no tempo e que hoje, restaurada, conta a história do “Ti Latoeiro”.
